Friday, February 16, 2007

O Suicídio como forma de viver


Temos o 1º e o 3º Mundo.

O 1º Mundo é caracterizado por quem tem casa, carro, dinheiro, vai à escola, arranja trabalho e morre feliz.
O 3º Mundo é aquele que dorme na rua à chuva, anda a pé, não come, não estuda, nunca trabalhou e morre triste.

Esta é a 'realidade'.

Mas a realidade é esta:

O 1º Mundo é caracterizado pelo luxo, pela ambição, pelo poder, dinheiro, pela escolha de em que restaurante se vai jantar (e quanta comida deitar fora), poluição, ganância, estudar só porque nos obrigam, trabalhar só se o ordenado se justificar a perda de tempo, e cometer sucídio antes da morte chegar. Estamos a falar de depressões, esgotamentos nervosos; estamos a falar de entrar em guerra pelo petróleo; a falar de pisar o próximo para ser deixado para trás... Estamos a falar de preferir estar em casa a ver os Morangos do que a trabalhar com o salário mínimo. Para quê trabalhar quando os nossos pais nos podem sustentar? Estamos a falar de raptar crianças e violar mulheres, dando como desculpa que estamos loucos e que merecemos mais uma oportunidade. Falo de termos o poder de escolher que droga consumir e fazer parte da sociedade anti-droga que as mete no meio.

O 3º Mundo é caracterizado pela fome, pela guerra (disparada pelo 1º Mundo) e pela miséria. O 3º Mundo é tão pequeno que não tem espaço para um banco, para um restaurante e muito menos para dinheiro. O papel sai caro, e para quê deitar uma árvore abaixo para construir uma nota de 500€? 500€ é muita guita para um '3º Mundo'. Trabalhar é complicado porque não há trabalho. Matar é complicado porque não há armas. Mas serve de trabalho para entidades como a ONU e a GREEN PEACE, serve como cobaia para os americanos. Não há depressões nem esgotamentos porque lá dá-se valor à vida... como tal, não há suicídios.

Alguém me explica como é possível que nós, tendo tudo o que sempre desejamos, acabemos com a vida prematuramente... enquanto que no 3º Mundo se vive 'feliz' na esperança de um dia alguém reparar que há outro Mundo para além do 1º?

... e eu que pensava que Mundo era só um...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Great work.

11:57 PM  

Post a Comment

<< Home