Wednesday, February 07, 2007

87 kgs


Hoje tive duas sensações que, sendo de polos opostos, vão chocar no mesmo ponto de partida.

Antes de mais nada, o texto chamar-se 87 kgs não é por mera ocasião. O texto fala mesmo de 87 kgs e, caso tenham oportunidade de reparar, foi o texto nº 87 que escrevi para o ANYMAIS. Sim, incrível, como é possível eu ter 87 mensagens para passar e no entanto nada mudam.

Deixar comentários a dizer 'parabéns, escreves bem' é inutil quando as atitudes das mesmas pessoas no dia-a-dia me dão razões para escrever mais um texto. Cada texto que escrevo é uma facada que levo no peito. E eu não sou nenhuma tábua de madeira com um bife em cima.

É estranho a sensação de me sentir sempre acorrentado quando o 25 de Abril de 1974 foi para me tirar certas correntes. Mas parece que Liberdade de Expressão provém de uma anarquia ilimitada que nos permite usar o corpo e mente de outros para meios que apenas a nós dariam resultados.

Voltando à célebre chapada na cara que quem lê estes desabafos, de que me adianta obrigar-te a não fumar se eu tenho vícios (um deles, o escrever aqui!)? De que me adianta obrigar-te a fumar se daqui a uns anos deixo por completo o tabaco? Espalho a doença e curo-me logo a seguir.

Já agora... de que me adianta falar de liberdade quando estou preso a uma sociedade onde as mulheres não podem optar pelo aborto, onde os pretos continuam a ser vistos como escravos, e onde os ciganos continuam a cheirar mal? Como posso falar de liberdade se é crime amar-se uma pessoa de 16 anos? Chamam pedofilia ao que chamo amor? Vergonha na cara... mas não na minha!

Se tiver de ir preso pelas minhas convicções, ao menos não fico preso às minhas sensações!

Na verdade, acabei de vir da baixa e passei com o carro por cima de uma maçã. Chamemos-lhe 'caroço'. Era algo putrefacto, mastigado, inutilizável. Mas há quem lhe chame maçã.

A maçã vem de uma semente, reproduzida por uma árvore. A semente dá origem a um fruto que cai, é comestível até ao ponto em que já não vale a pena consumir mais... Nessa altura o caroço é deitado ao chão. E abusado pelas intempéries do tempo e do clima.

O mesmo acontece com uma pessoa, contigo e comigo.

A minha árvore (mãe) dá origem a uma semente (eu = feto) que sou mastigado pelos dentes (vida) de alguém (natureza) até chegar ao caroço (idade) e ser deitado fora (morte). De que vale viver? De que vale a sensação de estar vivo perante uma estrada pavimentada com dor onde o destino é a morte?

Eu digo. Vale.

Qual é o preço da felicidade? A própria vida.

Ser feliz não é ser rico, não é ser belo. Ser feliz é viver na beleza interior a nossa riqueza.

E aí surge a explicação para o título '87 kgs'.

Estava eu a tomar o pequeno-almoço quando na TV dá uma notícia de uma rapariga de 14 anos pesar 87 kgs!

Que trauma, que tragédia. A rapariga não sabe lidar com isso, nem eu saberia. Mas utilizar isso como uma notícia para atrair mais espectadores à caixa colorida? Não é triste? Yes, indeed.
Mas todos nós, desde muito jovens, fomos ensinados que o belo é o magro e o horrível é o gordo.

Será que sou assim tão belo? 25 anos, 50 kgs e sou mais fino que uma porta de um cacifo. Duvido.

Todos nós sabemos que para ser top model temos de ter o 86-60-86 ou então mais vale cortarmos uma bela posta de gordura nossa e dar ao nosso cão para comer. E se nos faltar nas mamas o que temos nas ancas... o silicone resolve a situação. Se não nos queremos magoar com umas facadas, uma dieta ajuda. Não?

Mas se somos gordos, só temos uma utilidade: substituir o famoso boneco da Michelin.

Triste. Inaceitável.

Essa rapariga chorava na tv por não ter tido um corpo perfeito. Porque dEUS assim não quis. E a população olha, impávida e serena, com pena da coitadinha enquanto batem umas brutais canholas a ver o sexy hot e a olhar para mulheres perfeitas. Será perfeito ser estrela de tv a foder com 3 ao mesmo tempo (num filme repetido todas as noites para quem perdeu o ultimo episódio) ou ser fodida apenas por 1 na vida toda? Por aquele que soube amar e que viu que o que interessa não são os 87 kgs exteriores; são sim, os 87 anos que poderão ser passados ao lado de quem nos ama.

Eu tenho 24 anos, 50 kgs.

A maçã continua na estrada a apodrecer.

E tu?

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Da-lhe! Chama à verdade essas pessoas preconceitosas que so querem é meninas grossas e actores de morangos com açucar...Eu gosto de gajas grossas(qual é o homem que não gosta de ver uma boa mulher?) mas não discrimino as outras pessoas, eu tambem tenho alguns quilinhos a mais...E? Querem-me por de lado? Entao força...As pessoas que me interessam nao me poe...o resto é secundario. A televisao adora usar os problemas dos outros para terem audiencias e ponto final...nao me venham ca com historias que ajudam a rapariga e o caralho! Continua a escrever e a dizer o que achas, liberdade tens a 100% e quem nao gostar de ler nao é obrigado a faze-lo!

Abraço!

7:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu peso 50 kgs, essa raparida pesa 87!

Achas um coração tem peso? Cá por dentro somos todos iguais.

Todos, PONTO E VÍRGULA, há quem tenha um intestino grosso maior e ligado ao cérebro... pessoas que só dizem MERDA!

Obrigado pela força, bro!

7:31 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ya, somos todos iguais...
Seja branco, preto, amarelo, vermelho, azul é tudo seres humanos...
Não é por ter 87kgs que vai ser atracção de programas, noticiários ou ser gozada por outras pessoas...

7:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

A verdadeira beleza está em vermos para além dela...

Por mais que me queiram tirar esta verdade, é das poucas que tenho...

Beijos

9:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Infelizmente irá haver smp o preconceito..

"O amor nao escolhe idades"
(cliché mas k se lixe, sou uma das pessoas que acredita e concorda com esta frase)

[[]]

*
*

3:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

As coisas mais belas e espectaculares da natureza não são vistas, mas sim sentidas.

3:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by the author.

5:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Desde que vi um jornalista a fazer chorar uma mulher que não tinha muitas hipóteses de educar os seus filhos, e que a cada pergunta que ele fazia, a mulher mais chorava... Que as noticias me metem nojo. Noticias e Policias, são a mesma MERDA: Só vivem do "material" que tem menor força.

PS: Agora entre nós: Nada me agradaria mais, do que tocar com 100 Surrados no dia 25 de Abril nas ruas de Faro! Era o dia ideal, isso é que era bro. :)

5:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tocar com 100 SURRADOS no dia 25 de Abril é possível. O Armindo consegue-nos fazer isso, mano.

Tenho é de ver na agenda se tenho esse tempo livre porque de 19 a 22 Abril temos a tal 'mini-tour', entendes?

Mas dia 25 acho que não se passa nada.

Grande abraço, irmão.


Rafael Rodrigues

6:40 AM  
Anonymous Anonymous said...

...e eis que surgiu a ausência da oportunidade de um dia poder vir a ser feliz...sociedade podre, mundo podre, este. é triste e tenho pena de quem não é inteligência...a ignorância mata a capacidade de oferecer sorrisos.
Beijo Rafael
(you know who am I, i suppose..)
Ass: ANASPELL

2:53 PM  
Blogger Punk-Kecas said...

Ana, claro que sei quem és. Lembro-me perfeitamente.

Aprendi demasiado contigo.

Espero que esteja tudo bem contigo.

Até breve.


Jokas!********

9:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

nunca se aprende em demasia.
Sê Feliz
AnaSpell

10:12 AM  

Post a Comment

<< Home