Monday, January 15, 2007

Aulas de substituição...?


Ou não.

15 de Janeiro de 2007.
Exactamente 11:30.

A pontualidade? Um mero acaso. Mas dão as onze badaladas e meia matinais para um descontentamento compulsivo da minha fertilidade imaginária.

A trocar mensagens num dia de trabalho com alguém. E eis que o meu comodismo de exercitar a mente me obriga a divagar momentaneamente com a virtualidade.

Aulas de substituição? Wtf?!

Qual é o seu significado? Até se compreende. Os jovens hoje em dia só querem droga e roubar. Então é uma forma de os ter a cumprir o horário, agarrados à escola. Não vá um 'furo' fazer com que acabem numa bomba de gasolina a roubar gomas ou atrás do ginásio a fumar um 'bazuko'. Certo? Temos de ter em conta que são jovens, delinquentes, marginais (mais uma vez volto a dizer que 'Antes marginais do que assassinos')... o podre da sociedade, aquilo que alguém um dia denominou de 'geração rasca'.

Eu faço parte dessa geração, a rasca. Aquela que luta pelos seus ideais, pelas suas crises existenciais, na procura de uma sabedoria adquirida pela experiência autónoma. Eu faço parte do descontentamento social de um 'puto' de 24 anos que não consegue fazer nada nem mudar um caroço, mas ao menos penso, falo e confronto. Não chega?

Sou aquele que um dia disseram que tinha jeito para jornalismo, mas não fui par a universidade. Então, sou anti-sistema.

Sou aquele que um dia quis ser músico, mas nunca desenvolvi os meus dotes.
Então, sou um zé-ninguém.

Sou aquele que um dia quis ser feliz, mas nunca encontrou felicidade.
Então, o meu nome é Rafael Rodrigues. Olá.

E aqui estou eu.

Aulas de substituição?

Hum... isso não será fazer os alunos pagarem pelos erros dos professores?
'Tá de chuva, e o Sr. Prof. Tavares acha que é uma perca de tempo molhar-se para ir dar aulas àquela turma que tem um aluno 'bué da chato' chamado João de Melo, aquele puto que só 'tá bem a fazer merda e que não há paciência. A desculpa de estar a chover é óbvia e credível. Para além do mais, as aulas de substituição garantem-lhe que eles estarão em contacto com a aprendizagem.

E os alunos, não têm aula... mas têm aula. Vão para ter matemática e acabam a ver um filme. Ridículo? Real.

Se um aluno já tem 'medo' da escola por ser uma obrigação... uma aula de substituição não vai abrir-lhe o apetite, certo? Penso eu de que.

Medo de estudar. Porque será? Eu vejo as notícias. Eu sei que se não acabar o 12º ano nem sirvo pra varredor de rua. Mas trabalho numa imobiliária. É ridículo. Eu com o 11º incompleto estou 'melhor' do que um varredor de rua com o 12º ano. Digo eu. Ou não.

Todo o dia somos confrontados com as notícias onde nos fazem crer que 'estudar significa ser alguém'.
Todo o dia somos confrontados com a famíla que nos diz 'tu és livre de ser quem quiseres na tua vida, mas vais estudar para ser advogado'.
Todo o dia somos confrontados com os amigos que nos dizem 'que merda de vida que levas, Rafael. Passas os dias inteiros metido na Associação e não vais ser ninguém na vida'.

Ok, não sou ninguém. Ou, novamente, sou o Zé-Ninguém. Na verdade sou 'alguém'. Fui eu quem traçou a minha rota, o meu destino, fui eu quem decidiu ser 'assim' e estar onde estou. Porquê? Porque não é a história dos meus antepassados que me vai fazer seguir aquilo que amo. É a minha vida que está em jogo.

Digam-me que há vida após a morte. Ok, até poderá haver. Mas não vou passar esta vida toda a estudar contrariado para ser alguém na outra. Estou errado?

Não. Eu vou aproveitar esta ao máximo e na outra logo escrevo outro blog e logo penso nessa. Não há que pensar no futuro. Não vamos estar agarrados ao passado. Vivamos o presente. Dia após dia como se do ultimo se tratasse. Todos nós sabemos disso. Todos nós o dizemos. Mas ninguém é convicto de seguir esta realidade.

Estudar até aos 25 anos. Trabalhar até aos 60. Morrer até aos 90. Rotina do ecosistema, não?
Ninguém é diferente. Seja o 'agarrado' que dá o 'xuto' diário ao meio-dia, seja o polícia que o prende. A tua vida já sabes como vai ser. Dê por onde der, agrade-te ou não. Mas a rotina agarra-te com dois braços aos quais chamo 'dever' e 'obrigação' e tu nada podes fazer, tu nem te podes esconder.

E eu aqui estou, abraçado por ela, com tanta ternura... À espera que ela me largue e me deixe ser livre.

Porque eu sei que sou.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

agora...o ponto de vista da estudante...aulas de substituiçao?giras, sim, nao sei pa quem.
os professores "sofrem" perante desconhecidos enquanto tentam explicar que o jogo do galo é educativo...e os alunos, da secundaria principalmnt que ja têm idade pra saber que precisam d estudar pa ser o tal "alguem" o medico, o advogado, o engenheiro que o pai que so tem o 12'ano quer q ele seja, ficam ridicularizados perante a "baby-sitter" que a nossa adorada sra.ministra designou.
sentido??zero....
e quando alguem se dignificou a fechar a escola em protesto pa que pudesse ser ouvido, conseguiu... resultados??nenhuns...a nossa simpactica ministra fez o favor de delicadamente nos mandar à mrda e agora q pudemos fazer??nada vamos às aulas de substituiçao jogar ao stop ou contar como correram as ferias de ha 3 anos...acho que fazem bem, sinceramnte acho, vamos fazer com que 1/3 dos alunos desista da escola antes do 10'ano, pq na tem paciencia para ouvir o professor d frances a explicar o teorema d pitagoras..vamos, façam isso...é plo mlhr d portugal...

2:17 PM  

Post a Comment

<< Home