Monday, November 13, 2006

UNTOUCHABLE TOUR - pt. V

* AN X TASY + RAIVEL * Centro Cultural Artes Jah Nasce (Coimbra) *







Se há sítio no país para se tocar e curtir à grande e pedir à organização para nos convidar muito em breve... esse sítio é Coimbra.

O pessoal de Fitacola são uns troca-tintas do caralho; dizem que lá não há sitios pra se tocar, que é só universitários e ninguém adere aos shows, blá blá blá...
Mas omitiram-me que o pouco pessoal que há em Coimbra é do mais poderoso que existe no país e que há um sítio chamado Centro Cultural Artes Jah Nasce com excelentes condições e pessoal com vontade de fazer cenas; sítios como estes é que dão valor e razões para AN X TASY continuar a existir... que pessoal brutal!

Abalamos de Faro na sexta-feira de 10 de Novembro pelas 16h, mais coisa, menos coisa.
Auto-estrada ou nacional? Ok, nacional... 8 horas de caminho!!!! Não, o carro não era mau, não tivemos nenhum contratempo, não fomos a 60 km/hora... somos sim uns despistados do caralho e uns fumadores de merda que param o carro de 10 em 10 minutos pra 'dar uma mija'. No final a mija era fumo e em vez da pila saía da boca... Estranho?!? Sá-sá do caralho!

O show da Penha tinha sido cancelado e o pessoal decidiu arrancar pa Coimbra logo no dia anterior para se aproveitar ao máximo fim-de-semana na companhia dos amigos.
E que amigos... os que eu já tinha e os que fiz...

Enfim, há males que vêm por bem...

Fazemo-nos à estrada e a 5m da partida parece que o Duarte marou de vez.. Que estalo que o homem tinha. O Malaiko foi o único que se gromitou todo mas eu só via o Duarte a beber. Parece que o álcool que entrava no sangue do Duarte estava a fazer efeito era no Malaiko. O Sá-Sá é que saíu uma puta de uma esponja... O homem deve meter CRISTAL no nestum de manhã que aquela merda já nem surte efeito.

O Milton lá ía mandando umas abaixo... O combinado era ir-se trocando de condutor durante o caminho porque 500 km de estalo é grande puxão... Mas o Milton estava mais preocupado com a cevada do que com a estrada... E vá lá que desta vez não havia geleira senão estavamos bem fodidos.

No carro iam duas cabeças de guitarra , 4 guitarras (2 eléctricas e 2 acústicas), uns metais todos fodidos do Sá-Sá a que ele gosta de chamar pratos (parecem tudo menos pratos), as t-shirts da distro, etc. Porquê duas guitarras? Porque estavamos todos fezados em ir pró metro ou prá 'Rua de Santo António de Coimbra' tocar no meio da rua com um boné à frente para se fazer guita. É pá, eu vou-vos ser sincero: a gente fez tanta merda no fim-de-semana que o que menos tivemos foi tempo para tocar... Ups, isto não era uma data da tour?? Será??

Na Mimosa fizemos o primeiro teste: o Sá-Sá ao telemóvel (uai, como é que ele aguentou tanto tempo?), o Milton e eu a tocar feitos parvos as musicas de AN X TASY sentados na esplanada do café, o Malaiko andava tipo zombie a olhar pras paredes e a tentar decifrar porquê o nome Mimosa e o Duarte preocupado em transformar o gasóleo em 1.80€/litro em vez do suposto 1.08€. Foi cómico.

A viagem prosseguiu e lá nos perdemos. Quando demos por nós estavamos dentro de Setúbal a tentar decifrar o que era uma Auto-Estrada e uma Nacional. No meio de tanta confusão fomos parar a uma bomba de gasolina onde nos foi dada a indicação que os mapas que o Milton saca da internet devem ser pra ir do quarto prá cozinha. Sim, porque supostamente a Via Michelin dizia que para se ir de Faro para Coimbra teria de se passar pelo interior do país... Ou não?!? Vá Milton, não comeces já a preparar vingança.. O pessoal 'tá na boa contigo, todos te curtem... Mas para a próxima compra um mapa nos chineses em vez de imprimires da net.

E lá vamos nós a Caminho de Coimbra.

Os Fitacola já estavam prestes a cancelar o show... nunca mais chegávamos. Mas chegámos!

Uma excelente recepção e fomos até um cafézito onde estava o pessoal de White Lie e mais uns amigos coimbrenses (é assim que se diz?!) dos Fita Adesiva. Eles os 4 a emborcar umas birras e eu feito parvo a falar com o Xico (o 5º elemento dos Fitacola) sobre a 'cena musical de Coimbra'. Ele bem dizia que não havia público nem interesse por parte das pessoas... que tanga! Foi um show do caralho!

Mais umas voltas, em que o Duarte andava para lá a meter conversa com os pastilhados, o Malaiko meteu-se 3h no WC a tentar descobrir onde era o autocolismo (só depois é que descobriu que era aquele butãozito em cima daquela caixita com água por cima da sanita; no mesmo sítio de sempre), o Sá-Sá ora ao telemóvel ora a emborcar uma buja, o Milton estava (onde?) e eu estava a tentar perceber o que estavamos para ali a fazer.

Ok, eu sei que o que o pessoal quer é mesmo saber como correu o show, mas é difícil... O fim-de-semana foi tão bom que eu por mim relatava segundo por segundo tudo o que aconteceu...

Mas vamos então ao que interessa...

Esta data ficou marcada pela primeira da tour em que não a partilhamos com os NEW BREED. Fez-nos falta aquele feeling positivo partilhado pelas duas bandas durante a viagem e tempo de palco... mas melhores dias virão.

Na noite que antecedeu o dia do evento ainda fomos arroxar para a garagem dos White Lie. Fomos, ponto e vírgula. Foram!
Ao entrar no spot do arroxanço encontrámos o homem-aranha e os únicos com quem fez amizade foi com o Malaiko e com o Sá-Sá (imagino que não devem ter feito os três durante a noite sozinhos naquele colchão fofo); eu, Milton e Duarte preferimos vir pró carro tomar conta do material (podia ter arranjado desculpa melhor mas ficamo-nos assim).

No dia seguinte quando acordei já estava sozinho no carro. Penso que o homem-aranha tenha raptado o Duarte e o Milton também. Como não deve ter ido com a minha cara deixou-me em paz.

E siga para o Jumbo comer, fazer merda, ver as lojas, fazer merda, o Sá-Sá ao telemóvel (ups... o telemóvel tinha avariado durante a noite... então a partir de agora seria o 'Sá-Sá da Cabine Telefónica'), fazer merda...

E lá vamos nós a caminho do Centro Cultural Artes Jah Nasce, após 4 tentativas falhadas em perguntar às pessoas 'Olhe desculpe, sabe onde é que se vendem gizmos? Uns bonecos que a gente manda uma pazada e eles mexem-se...' (imaginem isto dito com a pronúncia do Duarte). Ninguém sabia dos Gizmos e o Sá-Sá ficou na puta da Caca. Então fomos pra o 'centro'.

Chegando lá (e já lá tinhamos estado na noite anterior) deparamo-nos com uma associação de Rastafaris que em NADA nos descriminou. Era um centro constituído essencialmente por pessoal do reggae que bastante bem nos acolheu e fez-nos sentir em casa. Estavamos tão em casa que o Milton e o Duarte foram logo arroxar como se estivessem a ver na tv um debate entre o Sócrates e o Barroso (eu pelo menos deixo-me dormir nestas ocasiões). O Sá-Sá estava a beber (não havia cabines telefónicas) e o Malaiko estava 'normal'; primeira vez que eu via alguém 'normal', ehehehe. Eu estava a confraternizar com o pessoal das bandas (Um grande abraço prós Raivel também pela calorosa recepção e pela Jerupiga... a partir de hoje vocÊs também fazem parte da família AN X TASY).

Findo o sound check, montada a banca, câmara posta a filmar, o cd 'Even the strongest man has weaknesses' a rodar, a Jerupiga a começar a fazer efeito, as portas abertas... começamos nós a bombar!

18h30

'Oh, it's hard just to see all those people staring at me...' - Positive on the way!

Eu via poucas caras à minha frente mas foi daquelas tardes em que a qualidade superou a quantidade. Já toquei para muita gente mas num feeling tão bruto como Coimbra e Entroncamento é difícil. Foi mesmo um 'daqueles dias'.

Despejamos tudo o que tínhamos para dar (com excepção da 'nova' THE WORST THING, que ficou de fora do set), para além de 2 covers novos que...bombaram! O feeling sentido durante a 'The Drugs Don't Work' dos The Verve com o pessoal a cantar... foi demais! Foi mesmo demais!
Do actuação em si pouco me recordo porque estava num estado que, só visto em http://punk-kecas.hi5.com ou em www.icancu.org. Recordo-me que senti aquele show com uma intensidade do outro Mundo, recordo-me dos aplausos, de ver flashes a disparar, de ter o Xico e o Libelinha colados a mim (tipo seguranças que não deixam ninguém subir ao palco... aliás, volta e meia estava o Libelinha em palco a certificar-se de que o meu copo de Jerupiga estava bem composto), recordo-me de ver o Sá-Sá cheio de fezada, o Milton a cantar, recordo-me de me passar completamente durante a 'I AM FREE'. Recordo-me de tudo menos do que disse durante os intervalos das músicas e pouco mais! Ehehehe...

Acabámos de tocar e sobem os RAIVEL. Sinceramente, nesta altura já estava tão fora de mim que a única cena que me lembro de RAIVEL foi quando me convidaram para cantar a 'CENSURADOS' com eles, recordo-me de estar constantemente em cima do público durante a sua actuação.. Foi brutal. A meio do seu set ainda houve tempo para se tocar a 'ANIMAIS' com o Libelinha no baixo e voz, o Besugo na guitarra e voz, toda a gente em cima do palco e eu cá atrás sentado na bateria a (tentar!!!) tocar o melhor que sei. Foi demais, foi o rir em monte!

Acabou a música, arrumar o material, vender algum merchandise (obrigado ao pessoal que contribuiu para uma banda e uma associação que não paga IVA ao estado), e siga jantar e Faro.

Do jantar recordo-me de acabar sentado em frente ao Paulo da Impulso Records (e Resposta Simples!) a olhar para um prato com qualquer coisa como Chau Min de Gambas, ou lá o que era aquilo. Sei que só comi as gambas porque estava num estado que se comesse alguma cena mais depressa cagava ou gromitava. Preferi ficar-me pelo estômago vazio.

Jantar brutal, à mesa com amigos, e siga para Faro.

A viagem correu dentro da normalidade (tudo a dormir e o condutor acordado, o típico de qualquer viagem) e chegamos a Faro, se não estou em erro, às 5 da manhã.

Pessoal... VISITEM PUNKCOIMBRA... Oiçam e apoiem FITACOLA, RAIVEL, WHITE LIE, RESPOSTA SIMPLES e IMPULSO RECORDS... Assim como os GATOS PINGADOS, MESKALINE, R.J.A. e NEW BREED, óbviamente.

Até breve, coimbrenses (ainda não sei se é assim que se escreve).


NOTA POSITIVA - TUDO!

NOTA NEGATIVA - NADA! (Ou melhor, nota negativa só mesmo o facto de eu não me lembrar de metade das cenas durante o estado da Jerupiga. Não me recordo da conversa que tive com a Andreia e com o Jeans após o show, não me recordo da mensagem da Catarina, não me recordo das babuseiras que disse ao Jorge da Maudlin ao telemóvel, nada... Mas valeu a pena!)

Obrigado a todos os que fizeram a festa e que nos fizeram sentir em casa!

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

HAHAH! coimbrenses! lol! mano..CONIMBRICENSES! :) e dormiste na garagem (a.k.a. fim do mundo) dos Fitacola!
Axo q já disseste tudo...foi daqueles fins-de-semana do caralho! Mais virão!

Um grande abraço da malta toda e obvrigado por tudo!

Xico

5:20 AM  
Blogger Taxista said...

GANDA PUNK-KECAS!
Agora em Coimbra, és conhecido por Jeropiga!

Até à próxima!

Besugo

6:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

CONIMBRICENSES ou JEROPIGUENSES... Eu chamo família!

Vocês fazem parte da minha!

Um GRANDE abraço, irmãos!


Punk-Kecas

6:23 AM  
Blogger Maudlin Clothing said...

ahahah brutal!!!! deixa lá que eu lembro-me de tudo o que me disseste ao tlm! e é sempre a dar-lhe mano!!! dia 30 lá estou eu aos saltos convosco!

6:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

Brutal, foi mesmo!
Ò punk kecas, na verdade o homem aranha era um 'cavalo'?? Ela simpatizou comigo pois eu afastei-a de ti e deixei-a no seu habitat natural, coitada, já estava em pânico quando vos viu. lol
boa desculpa a de dormir-no-carro-para-tomar-conta-do-material. hehehe A meio da noite o milton e o duarte deixaram-te sozinho no carro.. o que é que lhes fizeste dentro do carro??
Eu adormeci no sofá e o sá-sá no colchão sozinho.. - 5 horas depois - no mesmo colchão tava o sá-sá enrrolado na colcha cor-de-rosa, o duarte no saco-cama, parecia um croquete com as pés de fora e o milton deitado no meio de eles dois de braços esticados.

Na manhã de sábado o sá-sá foi ao 'fim do mundo' com o papel na mão, quando ele voltou estava um bocado pálido e com respiração alta, não sei se ele cagou atravesado ou se o cão que lá estava meteu-lhe o cagalhão para dentro.

Quanto à sandes semi-digerida ficou na berma da estrada foi graças aos alcoolicos que iam no carro, não havia geleira, mas havia uns bons litros de cevada e como era à borla.. pois eu ia bebendo.. (isto era para se dizer?)

Quanto ao resto não há palavras para descrever a loucura que foi. Foi um fim de semana 5 estrelas com os brothers punkonimbricenses!

Curti o relato, não só este ultimo em que eu estive presente, mas sim a maioria dos posts, tão cómicos.

Enquanto puder estarei para apoiar as bandas sejam elas da minha terra ou não. Sobretudo vocês todos que estiveram presentes no centro cultural jah nasce e nos deram uma boa dose de energias positivas.

abraço.

10:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bêbado de merda! :P haha mas assim ek eh, NO FUCKING LABELS! O q eu nao me ri ctg enquanto tavas enjerupigado lá pelo palco!

Foi muito, estes 'ConaInBricences' sao do crl! xD lol Mas mais dias e melhores virão! Mal esperam pela demora... xD

Abraço a todos e obrigado! <3

6:47 PM  

Post a Comment

<< Home