Monday, November 20, 2006

Revolution is my name


Este entry foi escrito enquanto ouvia, como o título indica, o tema 'Revolution is my name' dos míticos Pantera.
O título em nada se deve assemelhar ao resto do texto mas pelo menos é forte e considero este tema igualmente forte na sociedade dos dias de hoje.

Falo em revolução mas não num 25 de Abril; não falo em pegar em cravos ou armas e ir para a rua defender direitos... mas sim, devemos defender os nossos. E eu aqui quero defender não os meus, mas os teus (nossos!) direitos.

Eu até dava para político; falo, falo, mas nada mudo... Mas ao falar talvez te ajude a abrir os olhos e a mudar-te a ti (se é que alguém perde tempo com estes momentos de insanidade intelectual árduamente vividos por mim e pela ponta dos meus dedos).

Falemos de 'estilo'. Mas hoje em dia há alguém que tenha estilo?

Se um gajo veste-se 'normalmente' é igual a toda a gente; se um gajo se lembra de ser diferente é dread, freak, hippie, estranho. Eu prefiro ser estranho do que igual. Mas também não sou daqueles que veste o mais absurdo para despertar essa estranheza. Eu sou eu. Ponto final.

Ora bem, certo dia vi uma gaja (podia dizer rapariga mas eu escrevo como falo e isto não é ofensa para ninguém!) vestir uma saia por cima de umas calças. Ninguém compreendeu, toda a gente gozou.
ok, uma saia supostamente é para mostrar as pernas, as calças têm o efeito inverso. Então qual a lógica de vestir sair por cima de calças? Afecta-vos? A mim não.

Vamos à Escócia e é normal ver-se os homens de saia (leia-se kilts). Eu gostava de ver o primeiro português a sair à rua de saia. Era uma cena do mais absurdo. Mas é engraçado que há portugueses a ir à Escócia usar saiase a comprar para recordação e a trazer para Portugal. Mas em Portugal já é vergonhoso vestir. Será do clima, do idioma ou do fuso horário? É que, sinceramente, são as 3 únicas diferenças entre nós e os escoceces. Até europeus somos os dois..!

Certo dia um homem (seguro da sua sexualidade) lembrou-se de usar collants por baixo dos calções. Ficou logo a barraca armada.

Tudo porque alguém se lembrou que collants é feminino. Tudo porque alguém se lembrou que o frio é maior que a vergonha. Tudo porque alguém se esqueceu do Robin Hood. A palavra unisexo entrou em calão.
Chamei a isto 'retrocesso de mentalidades'.

Ora bem, se permitimos que alguém vista umas ceroulas por baixo do pijama para se aquecer no inverno, se vestimos 3 pares de peúgas, se vestimos 2 camisolas interiores por baixo de uma sweat, por baixo de um casaco... onde está o preconceito? Eu sei, está até ao dia em que toda a população se lembrar de seguir a mesma tendência e passar de freak a puto da moda. Vejam bem a sociedade dos dias de hoje.

Também a ideia da t-shirt por cima da longsleeve parece não surtir grande efeito. Estamos a falar de uma peça de roupa de Verão que supostamente seria para bronzear os braços por cima de algo com mangas que supostamente protege do frio.

Ou então critiquemos o estado por haver tanta gente a dormir na rua, por haver tanta fome e tanta gente sem um casaco decente para se vestir. Mas criticar o estado quando ao mesmo tempo se critica o do lado por querer sentir-se bem consigo mesmo... um pouco contraditório, não?

Antes criticava-se também os putos do hip-hop ou dreads por vestirem um par de calças em que uma perna estava mais arregaçada que outra. Criticam-se as rastas pela quantidade de piolhos acumulados. Criticam-se os homens de cabelo comprido por parecerem mulheres de costas. Criticam-se os bonés usados à noite. Criticam-se os moicanos por terem a mania que são maus e punks. Criticam-se os hippies por parecerem arco-íris. Criticam-se os punks por não terem dinheiro para comprar roupa em condições. Criticam-se os do emo por usarem uma lata de gel por dia. Criticam-se os do black metal por usarem as cruzes ao contrário. Criticam-se os cristãos por irem à missa. Criticam-se os pastilhados por serem pastilhados. Criticam-te por seres tu. Criticam-me por ser eu.

Ok, mas eu curto ser eu... e tu? Tens alguma coisa a ver comigo?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home