Sunday, August 14, 2005

Será que dEUS realmente existe?

... ou seremos nós que o criamos à nossa semelhança?


Por mais que possa sugerir isso este texto não tem nem um pingo a ver com dEUS, rELIGIÃO ou outra coisa qualquer relacionada com o subject.
Na verdade não acredito em deus mas nem posso criticar ou contestar quem tem fé n'ele porque eu em 10 anos acreditei na sua existência, frequentei missas, rezei antes de me deitar, fui à catequese, visitei Fátima, acendi velas em nome dos meus próximos que haviam falecido, fui baptizado, etc.
Na verdade tudo começa quando certo dia (algures em 2004) pergunto a um colega de trabalho 'Gaspar, acreditas em dEUS?', ao qual me responde 'A meu ver dEUS é a própria Natureza; a Natureza reflecte tudo o que o homem de mal lhe faz...'.

Podemos então começar por aí...

O país todo a arder, enfrentamos uma grave crise de seca (quando ainda andava a completar o meu 10º ano de escolaridade recordo-me de ter lido um artigo que dizia que em 2025 a água seria um bem bastante mais caro que o petróleo em certos países) e os 'inocentes' que se 'enganam' e iniciam incendios merecem uma segunda (3ª...4ª...5ª...) oportunidade para se enganarem enquanto se constroem mais campos de golfe.
Aliás, policiamento no Verão nas florestas nacionais é mentira, mas até se compreende... A polícia é necessária nas estradas para verificar se temos o colete nº 45xpto homulgado na lei do sei lá o quê por um não sei quantos que se lembrou um dia de nos fazer gastar mais 4€ em roupa de onde 21% entra no seu bolso; é necessária nas ruas para ver quem é o drogado que fuma um porro para ir dentro, levar pazada, chibar-se dos 'seus' e ainda ficar cadastrado; é necessária à meia-noite para acabar com os concertos organizados clandestinamente sem licenças (porque infelizmente temos de pagar para poder tocar, porque infelizmente temos de tocar clandestinamente se queremos tocar para os amigos sem cobrar bilhetes), ou então paguemos 30€ de licenças a uma Câmara municipal de um presidente que nem curtimos e onde as nossas próprias letras falam da merda que esse corrupto caga, isto é, pagamos-lhe para falar mal dele (irónico? não... direitos de autor), ah, é verdade, por falar em direitos de autor... sim, senhor, pagamos 75€ por direitos que nem se encontram registados, de bandas que nem tocam pela guita, de vândalos, de drogados, de delinquentes que no fundo até pagam esses 3 quartos de 20 cts para poder tocar em paz e 'dentro da lei' quando é a própria lei que criticam; a polícia é necessária nos jogos de futebol para acalmar o pessoal com bastonadas nas costelas daqueles que chamam filho da puta ao árbitro que até roubou um penalty que o país todo viu menos o juíz de luto em campo; a polícia é necessária nas bombas de gasolina por volta da uma da manhã a comer o seu lanche nocturno porque também merece ser alimentada...

Infelizmente onde a polícia não é necessária é de 1 de Junho a 30 de Setembro nas florestas onde realmente deveria estar toda...a zelar por algo que pertence a todos...OXIGÉNIO!!!

Enfim... o homem é isso mesmo, uma antagonia de si mesmo, o oposto de si mesmo, o contrário do que criou...

Temos o homem que constroi mas temos o que destroi...
Temos aquele que estuda até aos 25 anos, tira um curso superior, monta o seu próprio negócio, casa, tem 2 filhos, contribui para a sociedade, segue a lei, é feliz...
Mas temos aquele que foge de casa aos 16, entra numa escola armado em Columbine para matar e alastrar o panico na sociedade, destroi o negocio dos bons chefes de familia, não se casa mas molesta e ataca as fêmeas que andam por aí à solta nas ruas, não tem filhos mas sabe tirá-los aos outros, nada contribui para a sociedade, segue a lei e também é feliz...

Temos o homem que descobre e o que desenvolve...
Sim, temos aquele que descobre a cura para o cancro...
Mas temos aquele que desenvolve o virus HIV...

Temos aquele que ama e o que odeia...
Temos aquele que um dia encontrou a sua cara-metade, dá-lhe tudo quanto pode, sustenta-a, entrega-se de corpo e alma... é feliz...
Mas temos aquele que certo dia se lembrou que os pretos são todos para exterminar, desenvolve técnicas de genocídio e exterminação, mata, rouba, culpa e ainda é juíz dos seus próprios actos... condena e cria as sua próprias leis... É feliz...

Temos aquele universal e temos aquele egocêntrico...
Temos o que pensa na população, aquele que ajuda sem pedir nada em troca, aquele que dá a sua vida para ajudar os outros, que se coloca no meio de um país do terceiro mundo (como Portugal daqui a uns anos)...
Mas depois temos aquele que mete uma bomba ao peito, entra por um cinema adentro e mostra que matar é um meio para se atingir um objectivo... Tirar a vida a alguém que desconhece as razões pela qual cometeu tal acto é um meio para que passem mensagem...

Pois é...temos homens como TU e homens como EU...

Portugal entra numa ditadura... e tu fazes parte dela...

A conduzir... és obrigado a controlar o volume do carro, vestir coletes, usar o cinto, respeitar os sinais, ter o triangulo no porta-bagagens, cinco pessoas em carros de cinco lugares...

Na escola... és obrigado a estudar mas também és obrigado a pagar para estudar. Numa democracia, num país desenvolvido, isso não pode acontecer. Ou a escola é facultativa e tu pagas para estudar, se queres ser alguém, se queres ser culto para um dia poderes vir a ser um primeiro-ministro e mudar as leis à tua maneira, ou então deveria ser obrigatória mas os livros serem subsidiados pelo estado. Isto é, pagas propinas, pagas o transporte para a escola, pagas os estudos, a matrícula, a comida do intervalo, pagas o que não devias pagar... E para onde vão os subsidios que o Ministério da Educação dispõe para ajudar quem precisa?

Nos bens essenciais... IVA na comida e bebida? No vestuário? Condenem-me por esta afirmação mas... Subam o preço do combustivel, subam o preço do tabaco, do alcool, dos telefones, dos telemóveis, da internet, de todo o LUXO que possuímos e que pretendemos adquirir para ser mais do que alguém... Subam isso tudo, por favor... Não estou a ser ironico, subam o máximo que possam, Não precisamos desses bens superficiais para viver... Mas retirem todo o IVA que pagamos pelo pão que comemos, a água que bebemos, a roupa que vestimos, os livros que estudamos na escola... São bens ESSENCIAIS para eu poder um dia estar aqui a exprimir tudo o que vai na minha mente...

Na péssima divisão de conceitos... Se num livro pagamos 5% de IVA porque se paga 21% num cd? A musica não é cultura? A musica que por vezes tem uma mensagem por trás ainda mais importante que as suas próprias composições, a musica que por vezes ensina mais do que um livro? Não é a ler a APARIÇÃO na escola que podemos vir a ter sucesso no futuro; é a ler sentenças de RAGE AGAINST THE MACHINE que aprendemos com o que podemos ou não devemos contar... Sr. Saramago, receba lá o seu prémio nobel da literatura por ter feito de mim o que sou, apesar de eu nunca ter lido um livro seu devido à minha falta de tempo livre que ocupo a ouvir musica rapida, agressiva e satanica...

Na própria democracia... Onde elegemos quem nos pode comandar, quem nos pode orientar a vida mas não temos influência sobre temas como o aborto, eutanásia, homossexualidade...
Onde eu pago IRS, IVA, IRC, IXO, PTR, HGT, M.E.R.D.A., e de um dia para o outro tenho direito a um Teatro Municipal na minha cidade ao mesmo tempo que vejo a musica se foder em Faro por falta de apoios...ao mesmo tempo que vejo concertos de 400 pessoas reduzidos a 50 (!!!). Obrigado por me cederem um edificio que tantas vezes frequentarei... de bike, a caminho da associação de musicos onde passo 50% do meu tempo a desenvolver um projecto que tanto me diz...

Anarquia... UTOPIA? Um tema para desenvolver mais tarde, noutra altura... Neste momento encontro-me a ver o AMÉRICA PROIBIDA na RTP e a aprender que os pretos são maus, os nazis também são maus e o homem branco é o UNICO ser perfeito no Mundo... Por falar nisso, eu sou perfeito!!!

Agora desafio-te a responderes a esta seca e diz-me... 'Será que dEUS realmente existe?'...

Rezarei para obter uma resposta...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home