Monday, July 25, 2005

R.J.A. - entrevista

- A Rua José Afonso 'ainda' dá cartas


R.J.A., uma banda que conheci algures (para variar) no ZONA PUNK onde me encontrava a checkar os cartazes dos proximos shows.
O interesse surgiu em conhecer o seu projecto e às páginas tantas entrei em contacto com os membros e comçou-se a estabelecer contacto... FARO e TORRES NOVAS.
Tive oportunidade de conhecê-los na finalissima da JCP para apurar as bandas que iriam estar presentes no palco NOVOS VALORES da Festa do Avante... e essa finalissima ocorreu precisamente em Faro, na associação de musicos, onde mais?
Conheci estes 3 ribatejanos que deram um show de arrasar... e não é que ganharam mesmo a finalissima e vão ao Avante? Nem é de admirar...

Enfim... aqui ficam os 9 toques que demos pelo Messenger (faltando o ultimo que não teve oportunidade de chegar ao outro lado devido a um corte na ligação) :



1- Antes de mais nada, sei que vocês esta semana foram apurados para a Festa do Avante numa finalíssima que foi bastante difícil de passar tendo em conta as bandas que eram, grande parte delas já com algum nome a nível nacional. O que significou para vocês essa vitoria?

Tínhamos um objectivo traçado, e alcançamos o que pretendíamos, tipo José Mourinho, mas sem arrogância!



2- Ok. Mas uma banda quando concorre para um objectivo destes, geralmente tem tendência a enveredar por um factor mais politico do que propriamente musical. Digo isto porque uma banda para querer tocar ao vivo num festival deseja os Festivais de Verão mas quando se concorre para o Avante o 'destino' parece ser outro. O que significa para vocês estar presentes num evento deste calibre?

O Avante tornou-se na Festa do Povo já há largos anos! É importante tocar numa festa em que encontras pessoal de quase todas as sub culturas jovens que existem num país, (pelo menos encontramos aqueles que nos interessam).



3- Sem querer ser desmancha-prazeres nem de certa forma ofensivo, geralmente as bandas punk seguem uma ideologia de índole ANARQUISTA mas vocês participam num evento COMUNISTA. Qual é a influencia politica que está presente na mensagem de RJA?

As letras de R.J.A. reflectem um modo de pensar, de ver e de analisar o mundo. As letras são honestas como as músicas, em 7 anos nunca procurámos agradar a ninguém, sem ser a nós próprios e a todos os amigos que nos acompanham neste trajecto. E o número de amigos está a aumentar a olhos vistos. R.J.A. é diversão sempre com um olhar preocupado para o que se passa à nossa volta!



4- Tudo bem mas, sem querer ser persistente mas ao mesmo tempo sem querer fugir ao assunto. Actualmente penso que as pessoas sentem necessidade de mudar. Uns mudam para o PCP, outros para o BE, outros simplesmente abstêm-se, outros 'rotulam-se' de anarquistas... Há uma certa necessidade de nos assumirmos como algo. No entanto não passa de rótulos visto que ninguém faz nada por mudar. De que forma consideras os RJA como uma influencia politica no nosso pais já que se ‘preocupam com o que se passa à vossa volta'?

Nós tentamos abrir os olhos a muitos jovens que agora começam a ouvir sons que não passam nas rádios, penso que a ideia base é a de que se todos se respeitarem mutuamente e se houver um espírito de entreajuda entre a população deste país, os governantes serão pressionados a fazer cedências que hoje em dia não fazem!
Nenhum dos elementos da banda é ou foi militante de qualquer partido, mas existem simpatias!



5- Ok. Explica lá isso de 'os governantes serão pressionados a fazerem cedências que hoje em dia não fazem'? Achas que a musica é um bom meio para se 'pressionar'? Achas que actualmente os concertos punk-hardcore, com putos que só querem andar ao pontapé, são importantes nesse sentido?

Há muitos anos que vou a concertos de vários estilos, e quando uma banda tem algo a dizer que faça todo o sentido para quem a ouve, pode mudar a opinião dessa pessoa em muitos aspectos, penso inclusive que a música pode ter um carácter educativo, levar as pessoas a se auto questionarem relativamente a certos temas que se não estivessem presentes numa letra de uma qualquer canção, poderiam passar ao lado da vida dessa pessoa!



6- Compreendo perfeitamente essa opinião. Não fossem os X-ACTO e eu não teria seguido o movimento straight-edge. Não fossem os Punk-Kecas e eu não teria seguido o estilo de vida 'hardcore' (se é que o sigo). Mas o punk (refiro-me apenas à musica) sempre foi 1 estilo pessoal mas ao mesmo tempo político. Só que actualmente as bandas só falam de ganzas, álcool e merda. Afinal o que se passou?

Por isso é que nós somos mais agarrados aos clássicos! Eu, BIDUGA, geralmente escrevo as letras com coisas que me preocupam ou que acho que podem ser elementos de união na opinião daqueles que nos ouvem. Também temos uma música a falar de álcool, e até de sexo, enfim, tudo faz parte da vida de um homem simples.



7 - Ok. Mas não será contraditório vocês dizerem que se preocupam com o que se passa a vossa volta e depois falarem de 'álcool'? Isto é... achas o álcool um bom exemplo a seguir? Não está em causa ser-se straight ou não. Falo num factor mais positivo. A música deve ser para aconselhar e não para influenciar negativamente, não achas?

Concordo contigo, o álcool não é um exemplo a seguir, mas quando falei em respeito e em abrir os olhos anteriormente, também me referia a isto. Tu podes ouvir, concordar ou não, e teres autonomia suficiente para decidires o teu estilo de vida. Nós não somos alcoólicos, mas às vezes lá se cometem uns abusos. São os factos reais da vida!
Se todas as pessoas fossem clientes habituais de uma biblioteca, se pesquisassem mais, se estudassem mais e se se preocupassem mais com o bem de todos em vez de com o bem das personagens da novela havia muita gente que neste momento andava a trabalhar para as obras ou engrossar a lista do desemprego!



8- Desculpa bater sempre na mesma tecla mas... falas em passar mensagem mas por outro lado dás a hipótese de os ouvintes não a seguirem. É claro que eu quando dou um conselho não quero ser ditador ao ponto de dizer que é a única forma correcta mas... se passo mensagem é porque pretendo que seja aceite e seguida, não? Fico mesmo fixe quando sei que foi recebida e bem aceite, tu não?

Gosto de ver a reacção do pessoal nos nossos concertos, gosto de ouvir comentários positivos ou negativos, até a minha própria profissão passa por passar uma mensagem, e também fico fixe se ela for entendida, no entanto não fico lixado se as opiniões forem contrárias, porque se fossem todos do Sporting, o futebol não tinha piada!



9- Falando em futebol, há boas questões para serem colocadas. O José Mourinho ganhou 100 mil contos (fazes bem ideia de quanto isso é?) por ganhar a Liga dos Campeões. Esse dinheiro é 'dado' por nós quando 'o' vamos apoiar. No entanto Há gente a morrer de fome. 100 mil contos dava para matar muita fome. Sei que isso é o 'ciclo da vida' mas... o que pensas em relação a isto?

Penso que quem tem muito deve ajudar quem tem pouco, e sem estar a defendê-los há muitos jogadores de Futebol que o fazem, uns para aparecer na televisão, outros porque pensam como eu. Se as pessoas que passam fome tivessem governantes menos corruptos seriam mais cultas, educadas e certamente teriam comida e o mundo seria muito melhor!



Felicidades!

1 Comments:

Blogger Billy said...

Parabéns à banda por tanta actividade!!!

3:09 PM  

Post a Comment

<< Home