Tuesday, August 02, 2005

Um fim-de-semana d'ARRASAR

- Concertos, Convivio, 'Cualidade' -


Pois é pessoal... Para quem se admirou pela minha ausência durante a semana ao não escrever nada para o blog... O que se passa é que realmente não tenho tido tempo. Os concertos que aconteceram durante o fim-de-semana transacto deram comigo em louco (no bom sentido). É capaz de ter sido o melhor fim-de-semana de SEMPRE da musica no Algarve (pelo menos um dos melhores, foram 3 dias para nunca mais esquecer).

Em relação a bandas... tenho de destacar aqui (sem tirar o mérito a todas as outras... acho que não houve nenhuma banda que não tivesse curtido) três bandas que me deixaram boquiaberto:

SYNEAD
RJA
FOR THE GLORY (mais uma vez regressam sem a formação completa... se na 1ª vez vieram sem baixista, desta feita foi sem a 2ª guitarra... mas isso nem se notou com o feeling com que a banda se dedicou em cima do palco)

Em baixo penso que dá para perceber porquê...

De show para show...


FOR THE GLORY + Synead + RJA + Clean Spirit - ASSOC. MUSICOS (FARO)
- 29.07.05

Um concerto 'daqueles' que só acontecem na Associação de Musicos. Uma centena de pessoas, um som bastante DIY, muita cerveja pelo chão e sempre 1 ou 2 bandas 'novas' que deixa o pessoal naquela 'mas quem são estes gajos? que som...'. Desta vez tivemos os 'surpresos' para os SYNEAD. Foram bastantes os que ficaram impressionados pelo poder desta banda em palco. Muitos foram os elogios e muita vontade que eles voltassem foi demonstrada pelos presentes.
Quanto a mim quem rulou nesta noite foram mesmo os RJA, não é que tivessem estado melhor do que as outras bandas...nada disso. Simplesmente deram um show a partir (tendo em conta que chegaram à Associação às 22h e nem deu tempo para os cumprimentar... foi subir, tocar sem check sound e arrasar). O que mais me impressionou mesmo foi a atitude revelada em cima do palco (covers de Ena Pá 2000, Mata-Ratos, Censurados, etc) e a entrega ao publico bem correspondida pelo mesmo. Clean Spirit deu um concerto normal, casa ainda a meio, mas com a atitude a que sempre nos habituou o pessoal de Estoy. 'Kêmado' e companhia a mostrar o 583 em acção. Quanto a Synead, sim senhor, confesso que nunca os tinha ouvido e que espero ouvi-los muito mais. 'Partiram' por completo a Associação e o publico que veio de Portimão (e não só) para os ver. Foi mais 'um daqueles casos' de 'boa noite, somos os ******, viemos para tocar, partir e bazar... e deixar todos a aguardar por um regresso nosso a Faro'. Assim foi. Quanto a FOR THE GLORY...hum... nem queria falar sobre eles... será que vale a pena? Deram um show tão bom como na 1ª vez que passaram por Faro, mas noutra perspectiva. Foi um set curto mas bastante poderoso e sempre a abrir. O publico foi ao rubro com temas como 'Drown in blood' ou 'Somethings won't last forever'. Foi pena o azar que abateu o baterista Miguel ao ter problemas a nível fisico num dos ombros que dificultou a sua actuação...mas, claro, sem ninguém dar por isso... Enfim... Que haja mais concertos destes por cá, são sempre bem-vindos.


KONTRATTACK + Clean Spirit + Confront Hate + No Time To Waste + RJA + (the) Highest Cost + Synead - ESTOY
- 30.07.05

Este foi, SINCERAMENTE, o concerto mais D.I.Y. e PUNK-ROCK em que participei até hoje.
a) o som foi arranjado a menos de 24h do concerto, foi algures durante a actuação de SYNEAD no dia anterior;
b) do cartaz colocado nas ruas às bandas que actuaram nessa noite houve algumas (bastantes!) alterações;
c) 1ª vez em que assisti a um show com um som tão bom para fora do palco mas tão mau lá em cima... não havia um UNICO (!!!) monitor para as bandas e eu não ouvia nada a não ser um prato ou outro em cima do palco;
d) devido ao facto de o meu 'frito' vocalista Ruben se ter fodido no dia anterior na Associação tivemos de actuar como 1 trio. Cantei e toquei guitarra para não ter de cancelar a presença no fest... Enfim...DESGRAÇA TOTAL. Como diria o meu amigo GIL dos ERVAS DANINHAS... foi 'muito barulho e muita confusão'.
e) apesar de tudo... CURTI BUÉ!!!

Primeiro sobem os SYNEAD que, quanto a mim, deram um show ainda melhor do que na Associação. O problema foi mesmo a falta de publico para responder a este excelente projecto do nosso Algarve. Depois fomos nós e a seguir regressam aos palcos algarvios os RJA para mais um show de partir a rocha.. muito bom. Tocam os No Time e de seguida vieram as duas bandas que, quanto a mim, melhor estiveram em cima do palco: KONTRATTACK e CONFRONT HATE (com Clean Spirit pelo meio...que infelizmente não tive oportunidade de ver, assim como meia actuação de No Time). KONTRATTACK e CONFRONT HATE foram duas bandas que tocaram como só eles sabem fazer e que devem ser respeitados em Faro não só pelo que tocam mas pela forma como tocam. Bastava mesmo assistir ao Fasutino e ao David Rosa do lado dos 'metaleiros' em cima do palco ou então a um Hélio-Tttack a trashar um bom cover de Terror. Enfim... que show!
Que haja mais Festivais de Punk-Hardcore em Estoy todos os anos e com mais tempo de antecedência e dedicação por parte de todos para que pró ano seja ainda melhor. Foi mesmo alte cena de convivio que me tocou no fundo. O unico senão foi o exagero de bandas na mesma noite o que se tornou mesmo uma grande seca para alguns (eu sou 1 exemplo disso). Não consegui estar das 22h às 02h30 colado ao palco a ver 7 bandas a tocar mais de meia hora cada uma. Também se notou bastante a falta de pessoal mas era um fim-de-semana com muitos concertos (e com as mesmas bandas!) o que fez o pessoal dispersar-se um pouco...infelizmente os 21% de IVA não nos permitem ter 'paka' para ir a todos...


FOR THE GLORY + No Time To Waste + Pelintras + Punk C Mantega + (the) Highest Cost - Esc. Primária da FUZETA
- 01.08.05

Sinceramente... que ORGANIZAÇÃO!!! Foi tudo do melhor... Jantar, palco 'à la Rock in Rio', som 'à la Festival' e boas luzes... Nunca toquei num palco com tão boas condições quanto este. Muito pessoal a aderir, senti-me em casa como raramente acontece e isto é mais 1 prova de como o punk-hardcore consegue ter um feeling tão bom quanto estar em casa a dormir e a sonhar com algo que gostamos bastante... Pode ter sido um exemplo sem nexo mas a verdade é que este concerto tocou-me no fundo e é daquelas cenas que hei-de recordar com os meus 80 anitos... Graças ao Bruno Mantega e a todos os que envolveram a sua organização.
Subimos ao palco as 21h45 e tocamos tudo de estalo como sabíamos...
Sobem então os Punk C Mantega. Foi pena as grandes faixas que deixaram de fora e que todos sabiam cantarolar mas houve tempo para mosh (talvez o mais intenso da noite...juntamente com os Pelintras...enfim...não serão mesmo estas as 'bandas da casa'??). Tocaram faixas novas das quais destaco a 'Ser Natural' que me partiu todo. No final terminam com a tão aguardada BAIRRO DOS ALIADOS, aclamada pelo publico, e, quanto a mim, um dos melhores temas destes olhanenses.
Sobem então os Pelintras... A tocar em casa foi a banda que mais publico teve e mais correspondência... Tocam cerca de 8 ou 9 temas ao melhor nível punk-ska e terminam com um cover fe-no-me-nal de BOB MARLEY ao qual ninguém ficou indiferente...
No Time To Waste... um daqueles casos de sucesso no Algarve. A banda melhora a cada dia que passa e é em palcos grandes e com 'sons destes' que conseguem mesmo demonstrar o que valem... Tocaram tudo o que havia para tocar (nem tudo...mas pelo menos as que eu pretendia ouvir, ehehehe) e 'provaram que não há nada a provar', são sem duvida, uma das melhores e mais coesas bandas algarvias de punk-rock. Parabens.
FOR THE GLORY... partiram, arrasaram, impressionaram. Foi pena a falta de publico que já se ia dando às 24h30 quando subiram ao palco. A verdade é que o show foi bastante bom e o slamming e mosh pit (bem composto) foi 1 bom exemplo e boa resposta a isso. Debitaram os seus temas como só eles sabem fazer, apresentaram malhas novas, e...enfim... pouco mais há a dizer. Os meus mais sinceros PARABÉNS e agradecimentos...

Enfim...depois desta seca toda resta-me apenas agradecer-vos por terem conseguido ler isto até ao fim. Continuem a apoiar a cena, que felizmente, parece estar a crescer novamente de dia para dia, e deixem criticas aqui no site para que possamos melhorar.

Aqui ficam algumas deixadas por pessoal que tocou/assistiu aos concertos e espero ver mais amanhã quando cá chegar, ok?

--- Este mês vamos ter 'por aí' concertos de Punk Sinatra, Tara Perdida, The Temple, Banshee and Something Else We Can't Remember, etc... Para mais informações...contactem-me! ---


Criticas ao fim-de-semana!!!

(Congas, vocalista de FOR THE GLORY)
Apesar de FTG ter cancelado um dos shows devido ao facto do Miguel estar aleijado no ombro é sempre bom ver as pessoas mexerem-se por este movimento de contra-cultura-underground, quebrando barreiras e fazer algo de inovador para cativar a atenção de miúdos novos a uma realidade diferente da que provavelmente estarão habituados. Para mim foi um passo importante para a cena punk hardcore algarvia, adorei a forma de como tudo se desenrolou nos shows, as condições e tal, e foi muito bom poder trocar ideias com pessoal e poder falar (em palco) sobre cenas que de outra forma não iria falar, a musica continua a ser uma arma e é isso que nós usamos através da nossa palavra, letras e da nossa revolta e apatia das pessoas no dia a dia. foram duas noites importantes pela variedade e ao mesmo tempo a ligação uniforme a que estamos sujeitos por vivermos na mesma realidade.

(Andreia Silva, FARO)
Nada melhor que um bom fim-de-semana recheado de concertos... onde o pessoal se pode juntar e curtir todo junto. Enfim, iniciativas destas é o que precisamos e acima de tudo bandas como estas... Espectacular... Sem palavras... Acho que resume tudo... 3 dias sempre a bombar... Acho que só podemos é agradecer às bandas...à organização acima de tudo...e um agradecimento muito especial à camara municipal da fuzeta...que ao contrário de muitas...como é o caso da de faro... se prontificou a ajudar e acarretar com os custos dum concerto deste tipo...infelizmente não apoiado por muitos... sempre a apoiar a cena... e na esperança de muitos mais... este fim-de-semana só significou que o punk-hardcore continua vivo para muitos... e excelentes bandas nacionais... o que é super importante...afinal...cá dentro também se faz muita coisa boa...

(Zé Maria, QUARTEIRA)
Para mim este fim-de-semana foi lindo. Começou na Sexta sempre a abrir com as bandas e a acabar com FOR THE GLORY. Foi grande sensação de liberdade ao estilo do hardcore português. É algo que não mexe por dentro apesar de não haver bandas muito melhores que aquelas em Portugal, adorei o show deles, não dá hipótese. No sábado para mim o que rendeu foi o poder de CONFRONT HATE e para acabar KONTRATTACK com um dos melhores covers de TERROR e HATEBREED não tirando a banda do Punk-Kecas que eu adorei sem o vocalista mas continou a dizer que tem que haver mais concertos no Algarve e a tentar puxar aquela cena das pessoas... Para mim é tudo! \m/

(David Rosado, guitarrista de POINTING FINGER, OLHÃO)
Gostei mais do concerto de Sexta. Também só vi HIGHEST COST e FOR THE GLORY e gostei. Em HIGHEST COST gostei do facto da banda já estar mais entrosada e do Milton já se mexer mais. O Ruben podia tentar não se mexer tanto, ehehhe! Demais também quebra um bocado o flow porque o cabo do micro acaba por saltar demasiadas vezes e isso quebra bué o feeling do show. O som é que tava demasiado caótico.
Sobre FOR THE GLORY na sexta, gostei. Mais uma vez não tocaram com a formação completa mas o show foi bom. Foi energético e gostei do que o Congas disse em palco. Eles sabem dar um bom show. O som não tava dos melhores, embora eu ache que o outro show na Associação foi melhor que este ultimo...
Sobre o show da Fuzeta... O sitio do concerto era enorme, o que matou um bocado o feeling do concerto, mas o som teve excelente em todas as bandas. Fiquei supreendido. HIGHEST COST foi bom, tiveram um show coeso e o bom som ajudou bastante. Depois as outras bandas não prestei muita atenção... PELINTRAS teve engraçado mas gostei mais de os ver na Associação, o mesmo com os NO TIME TO WASTE.
FTG deram outro bom concerto e deu pra ver que a voz do Congas até tá melhor. O som como já disse tava bué bom. Foi agradável..

(André Xoke, QUARTEIRA)
Um encontro / reunião de amigos bem como de convivio entre bandas e publico. Senti como se tudo tivesse a crescer de novo porque ao longo deste fim-de-semana decorreram concertos com
bandas boas vindas de todo o lado o que cativa putos de diversos locais a este tipo de eventos.


Obrigado a todos os que mantém a cena viva. PARTICIPEM!

Felicidades para todos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home