Thursday, July 13, 2006

Faro já perdeu o significado


Não tenho nada que me ligue mais a esta cidade (leia-se - pequeno mundo fictício onde poucos são os que o honram).

Que saudades tenho dos meus 16 anitos, que saudades tenho de entrar às 8h30m no Liceu, que saudades tenho de passar pela Rua de Sto. António para ir ter com a minha mãe ao trabalho, que saudades tenho dos shows de Punk-Kecas e Melomenoritmica, saudades dos jogos da bola quando se faltava às aulas, saudades de ser um puto mimado atrás de pitas da mesma idade que conhecia através da net...

Não, não estou a fazer-me de vítima... nada disso... Não sou daqueles que se queixam que a vida vai mal (mas até vai... mais 1100 desempregados com o encerramento da OPEL em Portugal) por isto e aquilo. Mas se há algo aue aprendi nesta vida e que hoje em dia faz mais sentido que nunca... é que é IMPOSSIVEL viver sem amigos... Mas... e quando não se tem amigos? E naquelas alturas em que procuramos uma mão para nos embalar e apenas vemos pó ao redor?
E naqueles momentos em que toda a gente tem 'algo para fazer' menos estar connosco? E naquela altura em que preciso de ti e tu estás em todo o lado menos comigo?

E naquela noite em que peguei na bike para ir até Faro procurar alguém conhecido... e estavam lá todos, com amigos, namoradas, conhecidos, ou simplesmente sozinhos... enquanto eu pra aqui andava a pedalar e a ouvir a obra de arte 'Ballet of the Brute' dos mestres Hatesphere?

E quando nos refugiamos numa musica... tudo parece tão perfeito que por vezes até me questiono sobre a pureza da musica em si.

Ontem escrevi uma letra chamada 'Guilty' cujo onde há uma quadra do género:

'And I have nothing else to write
I've been giving up the fight
And I have no one else to trust
A friend that I needed the most..'

Faz mais sentido que nunca... escrevi a letra 24h antes de senti-la. De ja vu? Previsão? Sei lá, esquece lá isso... a verdade é que consegui escrever uma letra vanguardista porque serviu para sentir nos dedos o que ia sentir na alma 1 dia depois. Muito real mesmo.

A entrega é total; pelo menos da minha parte.

Porque será que a minha unica verdadeira amiga é a guitarra que tenho ao meu lado esquerdo? É a unica que espera pacientemente pela minha dedicação, dá-me atenção quando preciso, deixa-me tocá-la, beijá-la, abraçá-la, senti-la... Posso tocá-la ao de leve como posso agredi-la... que tudo não passa de amor... e ela ali está, à minha espera, para que eu me lembre que ela existe. E ela lá me vai dando as alegrias que procuro em pessoas... e apenas um instrumento me consegue satisfazer desta forma.

Quem me dera a mim amar quem me ama.

Mas como eu também um dia disse na letra 'Exactidão Incerta':

'Pior que ser cego é não querer ver
Prefiro lutar do que deixar-me perder
Eu sei que por vezes é dificil amar
Mais grave é não ter mais amor para dar.'

Tudo porque nunca escolhemos as pessoas certas para amar; os amigos certos para desabafar; as almas certas para confiar...

E eu contigo, guitarra, hei-de sempre contar. Afino-te em SOL, RÉ e MI, e tu nada dizes... permaneces calada a olhar para mim... e sabes que comigo podes sempre contar.

Será que isto é um mal de 24 anos de existência? Pessoal mais novo... nunca queiram imaginar o que é ter 24 anos em cima! Não sou um cota mas foda-se... a idade já começa a pesar... já lá vai altura das malukices, do mosh nos concertos, do sair de bike até às tantas, do 'fazer merda'. A vida é mais do que isso... é o praticares no presente o que queres colher no futuro. Preso numa jaula ou a correr livremente em verdes campos. Tudo depende do HOJE e não do ontem que não dá para emendar nem do amanhã que ainda não sabemos ao certo se chegará a vir.

24 anos sem nunca ter conhecido um verdadeiro amigo.

Ok, já tive o Ricardo, o Buf, o Raul, o Pedro, o Vice, o Zé, a Joana, a Filipa, a Andreia... mas onde anda a maior parte deles neste momento? Aposto que nem se lembram de fazer um blog onde possam escrever a alcunha da melhor banda hardcore de Faro de sempre!

Tu que lês... talvez sejas o meu verdadeiro e mais fiel amigo, quero acreditar nisso. Mas eu nem te conheço... Sei que descarregas alguns k's da net comigo para poder compreender o vazio que vai dentro de mim mas eu nem sei ao certo quem és... que mais poderei eu fazer? Ora bem, não respondas... é desnecessário.

Por isso é que Faro perdeu o significado. Porque já não há ninguém com quem me identifike nesta humilde terra de ninguém... por muito que me custe... os meus dias como cidadão farense deverão estar a chegar ao fim... e o país é tão grande que há tanto para onde ir... mas o medo é maior que a vontade.

E se eu chegar a uma conclusão que me mostra que e qualquer parte do país é tudo assim? Que tudo não passa de um mal de uma nação onde todos os seres agem e pensam da mesma forma e onde não há evidências nem individualidades excepto em casos banais que nada ajudam na estatística?

E se eu chegar a um ponto em que pense pra mim que o mal não é da cidade mas do país?
Perderei o orgulho em ser português? Tenho medo disso!

Mas neste momento de uma coisa sei... Este que te está a escrever para os teus olhos lerem... é um amigo que tens para toda a vida... é só apresentares-te e retribuires o feeling.

O meu nome é Rafael Rodrigues, 24 anos e sou de Faro.

E tu?

5 Comments:

Blogger dreia_silva said...

Amigo - s.m. (lat. amicu). Aquele que tem amizade a outrem: um amigo dedicado. Que aprecia, quem tem muita estima por: amigo de verdade, amigo das letras (...)

Amizade - Sentimentos de quem é amigo. Afeição mutua, dedicação, benevolência.

Os amigos estão sempre lá, mesmo quando não estão presentes. Pensam em ti mesmo quando não te veêm, preocupam-se contigo mesmo sabendo que estás bem.

Podes não ter muitos amigos, mas fica feliz por aqueles que tens, pensa, pois de certeza que vais encontrar alguns...
Um amigo não precisa ver-te nem falar contigo todos os dias para saberes que é amigo. Mas é ao chamá-lo, mesmo depois de uma semana sem se verem, e ele corre para ir ter contigo, que tens a certeza da amizade que vos une.

Temos que nos dar para receber algo em troca...

Hoje podes tar mais em baixo, mas tenho a certeza que amanha estarás melhor... Eu sei que sim...

Beijos

10:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é... Já não és o único a sentir assim.. Eu também ando a ver que nem todos os que andam comigo diariamente são meus amigos, uns que eu já conheço há anos agora parece que têm coisas mais interessantes que estar comigo.. Os recentes "amigos" que tenho convidam-me para ir ver os concertos, e eu digo que sim.. É uma prazer ir ver concertos teus ou mesmo de outras bandas na Associaçao.. Não conheço Faro nem todos de Faro por isso nao posso falar dessa cidade mas deve ser doloroso saber que em 24 anos nao tivemos um unico verdadeiro amigo.. Tá descansado que eu com 18 tambem nao sei se tenho amigos verdadeiros ou se alguma vez os tive.. É triste a gente dar a confiança e amizade pura a alguem e depois nos apunhalarem pelas costas.. Quando tiver o meu baixo espero que ele me console da mesma maneira que a tua guitarra, visto que ainda nao peguei tambem no micro pra mostrar o que valo.. Sei o que valo, muitos dos meus "amigos" tambem sabem do que valo mas o problema é nunca poder contar com eles pra me apoiarem pra eu sair desta "jaula" e libertar a voz que há em mim..

Solidão? Estar sozinho? Provavelmente...

Podes sempre contar comigo meu!

Abraço[[]]

4:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

eh pah... Por volta dos 24,25 anos passa-se por uma fase assim meio estranha (como todas as fases). Principalmente porque não estamos à espera que isso aconteça! É na idade que pensamos que vai correr tudo bem, que já temos independencia e tal... mas de repente surge a vida de frente! Os nossos amigos começam a casar a constituir familia... deixam de sair... MUDAM de PERSONALIDADE... os concertos continuam a ter piada.. mas falta qualquer coisa... enfim... Não sei se é por isso que estas a passar.. mas fica aqui a minha opinião...
Quanto ao facto de já seres cota: foda-se! Só se fores cota para portugal, isso sim, porque isto é um país muito conservador e aqui as pessoas só saiem de casa até aos 25 anos e depois népias... Basta ir aqui ao lado, a espanha, para ver pessoas de todas as idades, na noite e nos bares todos a curtir a noite na maior! E o importante é mesmo isso: não perder o espirito! Principalmente o espirito PUNK... porque senão vais dar razao aquele pessoal que diz que o punk é só para putos!
hasta! e fica fixE!

12:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

tb tenho 25 e algumas coisas q escreveste tb as estou a sentir, há mesmo uma crise aos 25????
melhores dias virão...

10:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

os amigos estao lá!! sempre que se precisa estão e estarão lá.. mas esses são os amigos toda a vida!! o resto não é amizade, é interesse, e esse há aos molhos!! e se fores amigo de alguem estarás sempre lá também! se alguém que consideras amigo te falhar, esquece que não o é!!
sejas puto , sejas cota, sejas velho os verdadeiros amigos serão sempre amigos!!

mas o problema será dos outros???!!
será que falhaste alguma ou várias vezes aos "teus amigos"
será que o mal não é teu!!!
se não tens amigos ou não os encontras é porque fogem de ti ou nem estão p te ouvir!!foste perdendo amigos???em que é que contribuiste para não acontecer isso? é porque és um merdas!! ou não será?
talvez!!!
quem é amigo, não julga, pode opinar.. mas ajuda custe o que custar.. e terá sempre ajuda e amizade do mesmo amigo se ele o for!!

conserva os amigos que tens!! e não enganes as pessoas ó anormal que assim ninguém te falha!!
encara a vida de frente em vez de te lamuriares, contrói novas e boas amizades!

9:31 AM  

Post a Comment

<< Home