Sunday, April 02, 2006

Monotomia


Hoje é mais um daqueles dias.
Mais uma noite a vaguear até às tantas com a câmara cerebral em alta rotação à procura de saída de um buraco que parece não ter fundo.

Neste momento são 10h19m e eu daqui nada estou a vender impressoras ou a repor cartões de memória... monotomia... Acordar e saber o que nos espera durante o dia...
A rotina casou-se connosco e ninguém parece nos querer divorciar...

Ontem julguei com os meus próprios olhos os 'gatunos do hip-hop'.
Em vez de ir à procura de um concerto de punk com gajos sujos ou de metal com satanicos decidi ir olhar olhos nos olhos os 'gangs hip-hopianos' para ver se me faziam mal.

A ideia que as pessoas têm deste movimento é tão baixa... Ok, 'temos' muita gente que não interessa e que até podia ser recambiada para outro planeta mas nós sempre vimos o hip-hop como o bode espiatório da musica. É apenas no hip-hop que há fights e rixas, é apenas no hip-hop que há assaltos, é apenas no hip-hop que há facadas... Será? Ou será que somos nós que apenas só vemos o que queremos e nos festivais de hip-hop estamos sempre de olhos bem abertos para poder apontar o dedo novamente?

Eu disse 'temos' entre aspas porque a MUSICA é SÓ UMA. Aqui não há musica rápida, musica pesada e musica pra se fumar ganzas... A mensagem é só uma , a musica é apenas uma, as pessoas que a fazem sairam todas do mesmo sitio, todas têm 2 braços, 2 pernas, uma cabeça e sentimentos. Sim, também é verdade que muitos usam os braços para a a violencia, as pernas para fugir e o sentimento delas é de frustração por terem nascido na altura errada... E ainda nem querem legalizar o aborto?!?!?! Eu sinto-me tanto 'gang' como eles. Como os Milicia de Rua, o Barão, o Stealth, os RÀP, o Fuse, a minha mãe, o Armindo, os meus amigos, a minha família...

Ontem fui ter com manos da minha cidade, fui lá ao cantinho deles pra tentar compreender o que se passa naquelas cabeças corrompidas pela droga e pelas rimas. Sabem o que encontrei? Encontrei-me a mim. Dei comigo a falar comigo mesmo. Os meus ideais, a mesma visão pela musica, os mesmos objectivos... É pá... sinceramente... o que eles fumam e o tipo de musica que ouvem em NADA os faz diferentes de mim. Talvez até iguais de mais... Que feeling positivo.
Que bom é haver gente tão diferente e tão igual a mim...

Como é que podemos um dia mudar algo se nem tão pouco nos conseguimos mudar a nós? Como podemos nós querer mudar o sistema fanático e corrompido onde nos inserimos quando nem fazemos por isso? Sim... como é que podemos atacar o estado se nos atacamos constantemente uns aos outros pra provar quem é o melhor? Está provado que hoje sou eu e amanhã tudo e torna-se tudo um ciclo vicioso onda não há vencedores... porque nem há batalha!!! Se nos unirmos dentro do nosso bairro poderemos então combater com os da nossa cidade para nos unirmos a eles... combater depois os do nosso país para nos unirmos a eles... combater então os espanhois para nos unirmos a eles... poderemos então ser apenas UM contra TODOS os que fazem parte do sistema corrupto... poderemos então tentar deitá-lo abaixo. NÃO! Ok, estou errado... infelizmente tenho um mano do bairro do lado para abater e aguardar por retaliações... Infelizmente ele depois quer chamar amigos e eu também tenho de estar preparado... também tenho de ter uma arma... também tenho de ser um vilão com uma gun, também tenho de ser um ICE T ou um ICE CUBE num filme de gangs... Foda-se... se tu que estás a ler estes meus desatinos das 10h38 identificas-te com este tipo de mentalidade... Primeiro, podes fechar a janela; segundo, podes vir ter comigo e deitar-me abaixo porque aí vais-me dar mais razão ainda e saberei eternamente que sou detentor da verdade. Ainda quero acreditar que não, que estou errado... que tudo não passa de uma ilusão e que isto tudo que ando a dizer são calúnias.. Pode ser que um dia me mudem a maneira de pensar e eu tenha de comer e calar. A verdade é que o hip-hop acabou na Associação de Musicos e eu quero que ele volte para lá... Mas para isso temos de provar que há lugar para este movimento dentro da cena musical nacional onde sempre esteve inserido e onde aos poucos e poucos vai desaparecendo.

Mas porque é que há assim tanto ódio nas pessoas? Porque é que as pessoas gostam de associar o 50 cent ao hip-hop? Porque é que só absorvem a morte de um 2PAC ou a mensagem de um 8 Mile em vez de se preocuparem por seguir aquilo que cantam? Porque é que num dia vejo o João a cantar 'props' para o Ricardo e a dedicar-lhe um som e no dia seguinte aparece com mais 10 e lixa o Ricardo durante 3 meses em coma num hospital? Porque é que vejo toda a gente a criticar o hip-hop e a desejar que este acabe quando somos todos colegas na mesma escola, vivemos todos na mesma cidade e onde são apenas membros de um movimento onde apenas querem poder curtir numa boa a sua 'cena' sem entrar em conflito com ninguém?

Assaltos também há nas ruas... mortes também há no telejornal... Porque é que as pessoas não acabam com a televisão e apenas desejam a morte de um feeling?

Ok... tu que estás a ler... arranja-me lá aí uma resposta plausível e depois dou-te a razão...

Até lá... Fuck multidões, só damos concertos prós reais, 20 ou 30 manos com underground credenciais...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home